Se ele parasse, acabaria descobrindo como ele é triste.*


São-nos incutidos os efeitos benéficos

da observação firme e rigorosa das pequenas coisas,

ou seja, de nos acostumarmos e adaptarmos

às leis e ordens impostas por um exterior severo.

Robert Walser, Jakob Von Gunten

Tibum: o primeiro som guardado na memória. Seu pai o apanhou da cama, estreitou-o junto ao corpo e o levou pelo corredor da casa em passadas bem rápidas. Entraram na primeira porta aberta. Abaixou-se, deitando o corpo do menino nos braços, feito padiola, e o largou dentro de uma bacia de alumínio cheia de água fria até a borda.

O menino, desesperado, sequer imaginava uma receita médica como essa para aliviar a dor. Olhou assustado para cima: viu a face espinhenta do pai, o cabelo despenteado; o teto amarelo formado com as ripas encaixadas como macho e fêmea; as paredes esmaltadas; o espelho da luz; e, por último, a cabeça da mãe, enquadrada pela porta, logo atrás das lentes dos óculos, o par de olhos entre curiosos e aflitos. Ele continuava sem entender nada, apenas sentindo o frio da água.

Depois de algum tempo e muita discussão, chegou-se ao diagnóstico: pólio. A criança ficou algum tempo em febre alta, o corpo lutando para expulsar o vírus, letal em alguns casos, se dominasse os pulmões e o cérebro. Terminada a batalha, restou destruída noventa por cento da musculatura da perna esquerda e setenta da direita; alguns músculos do lado esquerdo do peito restaram inativos.

Be Sociable, Share!

Páginas: 1 2

2 Respostas para “Se ele parasse, acabaria descobrindo como ele é triste.*”

  • Gostei muito tanto do nome do blog quanto dos contos!
    Este ultimo é bem triste, mas ainda assim, muito bem escrito e passa aos impressões e sensações do personagem de uma forma cativante!

  • Ilana:

    Esse texto a princípio me fez lembrar alguém….depois percebi que nem tanto! Muito bom!

Deixe um comentário

Calendário
agosto 2020
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Galeria
beautiful-photo-matt about-a-dad-ruggio 05_timeless_1guan-zeju body-in-mind-lloyd-burchell
Tags